RUBERVAL LAMENTA MORTE DE FRANS KRAJCBERG

Vice-prefeito, que participou da festa de aniversário dos 96 anos do artista, em abril, diz que ele consolidou projeção de Nova Viçosa no cenário internacional

Ruberval e Frans Krajcberg (foto-arquivo 04/17)
Foi numa quarta-feira de sol, dia 12 de abril deste ano, que o ambientalista, pintor, escultor, fotógrafo e artista plástico Frans Krajcberg comemorou os seus 96 anos de idade, rodeado de amigos em sua famosa “Casa da Árvore”, em Nova Viçosa. Nesta quarta, feriado de 15 de novembro, sete meses depois do aniversário, a imprensa do mundo inteiro estampa em suas manchetes o falecimento  do artista, que estava internado, havia um mês, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

A notícia foi recebida com tristeza no mundo inteiro, principalmente em Nova Viçosa, terra que ele escolheu para morar. O vice-prefeito Ruberval Lima Porto assinalou que o Município decretará luto oficial por três dias. "Lamentamos profundamente esta perda. A arte está de luto!", afirmou.


O quadro de saúde do artista era considerado frágil, e ele chegou à capital fluminense com várias infecções. Na Bahia, onde vivia, ele chegou a ser hospitalizado em Teixeira de Freitas. O corpo de Frans será cremado. Como contou Marcia Barrozo do Amaral, galerista de Krajcberg, as cinzas serão levadas até o Sítio Natura, em Nova Viçosa.


Conhecido principalmente por suas esculturas feitas a partir de troncos e raízes de árvores calcinadas pelos incêndios que derrubam densas áreas verdes para transformá-las em pastos, Krajcberg sempre foi um artista engajado. Sua obra transitou pela pintura, escultura, gravura e fotografia.

O ANIVERSÁRIO


Reconhecido e admirado internacionalmente, Krajcberg recebeu muitos convidados especiais: atores, políticos, representantes do Judiciário, do Ministério Público e Polícia Militar, empresários, assessores, enfim, muita gente que foi dar um abraço pelo transcurso dos 96 anos.

Ruberval e a global Christiane Torloni
Com a primeira-dama de São Paulo, Bia Doria
Com o ex-vice-prefeito Célio Oliveira
Christiane Torloni e Victor Fasano, atores globais, foram presenças de destaque, ao lado de Bia Doria, mulher do atual prefeito de São Paulo, João Doria Junior. Como vice-prefeito, Ruberval Lima Porto recebeu autoridades como o prefeito de Mucuri, Carlos Simões, e seu vice Fernando Santa Marta; o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco; promotor de Justiça, Fábio Fernandes; juiz de direito, Leonardo; comandante do Pelotão da Polícia Militar, sargento Reginaldo; secretários da Administração Municipal – Adriana Botelho (na época, Educação) e Jorge Cunha (Indústria e Comércio); diretor de eventos da Secretaria de Turismo, Alex; coordenadora de Educação, Telma; diretor do departamento de Cultura, prof. Ricardo; ex-vice-prefeito e empresário Célio da Farmácia; o ex-tecladista da banda 14 Bis, de Belo Horizonte, Sergio; Solano, vocalista da banda Casinha de Sapé, além de representantes da imprensa regional.

Com o deputado Marcelo Nilo (arquivo)
HISTÓRIA

Brasileiro desde 1957 ("A imprensa insiste em dizer que sou polonês naturalizado brasileiro; não sou. Sou brasileiro", dizia), ele nasceu em Kozienice, Polônia, em 11 de abril de 1921. Antes da guerra, estudou engenharia e artes na Universidade de Leningrado. Chegou aqui em 1948, depois de lutar na Segunda Guerra, onde toda a sua família, de origem judia, foi dizimada no Holocausto.

A famosa "Casa da Árvore"
— Perdi toda a minha família de modo bárbaro. Sabe o que é isso? Fazer um buraco enorme, jogar eles vivos, jogar terra em cima? Não suportava mais viver. Fiquei sozinho, quis fugir de tudo, principalmente do homem.

A exuberante natureza do novo país lhe deu o refúgio que buscava. Em 1951, participou da 1ª Bienal Internacional de São Paulo com duas pinturas. Residiu por um breve período no Paraná, isolando-se na floresta para pintar. Em 1956, mudou-se para o Rio de Janeiro, dividindo o ateliê com o escultor Franz Weissmann (1911-2005). Dois anos depois, revezava-se entre o Rio, Paris e Ibiza.

Para Ruberval, parte considerável da projeção que Nova Viçosa alcançou no cenário cultural e turístico do mundo deve ser atribuída a ele. O vice-prefeito lembra que, no início de 2013, a Assembleia Legislativa da Bahia, sob a presidência do deputado Marcelo Nilo, aprovou projeto de lei que resultou na criação da Fundação Museu Artístico Frans Krajcberg. O projeto, de iniciativa do Governo do Estado, tem o objetivo de preservar o acervo do ambientalista polonês.


“Frans Krajcberg e o seu famoso Sítio Natura tornaram-se referenciais turísticos de Nova Viçosa. Todo mundo passa por ali, à margem da rodovia, para fotografar a casa construída em cima da árvore e contemplar o estilo único do lugar que ele criou para morar há mais de 40 anos. Foi e continuará sendo orgulho para todos nós, merecendo nosso respeito e reconhecimento. Que Deus lhe dê a paz eterna. Aqui, muita saudade”, disse Ruberval.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO